Bem vindas e bem vindo

O DEUS QUE ESTÁ EM MIM, SAÚDA O DEUS QUE ESTÁ EM VOCÊ

FILHOS DA TERRA: O JOGO DO PLANETA PARA CF-2011

BRINCANTE ECO-PEDAGOGIA DA DIGNIDADE SOLIDÁRIA
A comunidade humana espera ansiosamente por uma solidariedade planetária transformadora.
Olhando para a nossa rua, nosso bairro, nossa cidade e para o mundo, podemos nos lançar na construção de um mundo de justiça e dignidade solidária entre nós humanos e com toda a natureza.
E há que começar logo cedo, na madrugada da vida. Ali onde o brincar pode ainda renascer.Brincar é uma forma de se fazer presente na história. A dimensão brincante da vida é uma criação humana
cheia de significados. Brincadeira é coisa séria. Não é um passatempo que se dá a uma criança para que ela não atrapalhe coisas mais importantes dos adultos. Na brincadeira, o imaginário está ativo, a inteligência humana está aguçada, o corpo se desenvolve, supera-se obstáculos, as relações se aprimoram, aprende-se a viver em grupo.
UM JOGO COOPERATIVO PARA A CF 2011
Nas comunidades, nas famílias, com crianças e jovens, com grupos populares, é possível participar do tema da Campanha da Fraternidade deste ano com um interessante jogo cooperativo.
Ø      Um tabuleiro em tecido, cartas e cartelas em couchê 220g, 2 dados, regras do jogo, sementes e bombons.
Ø      Joga-se com 4 pessoas que se reúnem com esperanças (sementes) diante da natureza que ‘geme em dores de parto’ (Rm 8,22). Uma pessoa é camponesa (Margarida), outra é criança (Thainá), outra indígena (Kretã) e outra afro-descendente (Drogbá).
Ø      Durante o jogo as sementes vão sendo colocadas no centro do tabuleiro, ou tiradas, conforme as situações vividas. Perde-se coletivamente esperanças ou ganha-se coletivamente esperanças (sementes).
Ø      Há cartelas com 10 pessoas (Chico Mendes, Zilda Arns, Rigoberta Menchu, Nelson Mandela, Dorothy Stang...). Quando se ‘cai na casa’ AMIGOS DO PLANETA, pode-se conhecer um deles.
Ø      Há 16 cartelas com textos da CARTA DA TERRA. Quando se ‘cai na casa’ Carta da Terra, ganha uma esperança e lê um artigo tirado do pacotinho.
Ø      Há 12 cartelas com DESAFIOS. Ao cair na casa, faz um dos desafios a um dos participantes. Exemplo: você toma banho em menos de 5 minutos ou mais de meia hora? Se a resposta for avaliada bem pelos jogadores, vale uma esperança (semente) coletiva.
Ø      Cada jogador fica com 7 cartas na mão. Quando alguém cai na sua casa, pega uma carta. Se a situação lida for de cuidado com o ambiente, ganha 1 esperança para todos e todas. Se o texto da carta falar de um abuso contra a natureza, perde 1 esperança coletiva.
Ø      Quando dois jogadores estão na mesma casa comemoram com um agrado: comem um bombom/biscoito e jogam o dado 3 vezes para tentar tirar o mesmo número e ganhar mais 1 esperança.
Ø      E tem muito mais.
Ø      Termina o jogo depois de viver Desafios, depois de conhecer situações do Brasil, depois de compartilhar as esperanças. Todos chegam ao final do caminho no tabuleiro e tornam-se também ESPERANÇAS.
O jogo pode ser jogado em casa num momento de diálogo brincante.
O jogo pode fazer parte de um dia de formação, com dinâmicas, estudos, vídeos...
Há uma versão competitiva para brincar e discutir.  Há outra versão mútua alternativa.
O jogo completo, cooperativo será instrumento importante para a vivência solidária a serviço da comunidade de vida.


O jogo foi lançado em oficinas do Curso de Verão CESEP/2011 em janeiro e no Encontro da ANEC, educadores das Escolas Católicas de SP, em fevereiro.  Criação e divulgação António Salvador Coelho. 3998-7833 e 7575-3221, ascoelho@santacruz.g12.br.